sábado, 16 de março de 2013

A história da Internet


1. A história da Internet


Com as ameaças da Guerra-fria na década de 60 vários estudiosos de universidades norte-americanas precisavam garantir que as informações do país estariam a salvo caso um ataque realmente acontecesse. Por isso, a ARPA (Advanced Research Projects Agency – Agência de Projetos de Pesquisa Avançados), órgão responsável pelo desenvolvimento de projetos especiais, criou a ARPANET. Esta rede ligava, inicialmente, computadores com informações sigilosas do governo dos EUA para prevenir a perda destas informações caso houvesse um ataque russo.
Na década de 1970, o governo americano permitiu que cientistas de universidades pudessem estudar este sistema ainda novo com a condição de que pudessem contribuir para a tecnologia de defesa de dados.
Por esta razão, decidiu-se quebrar a ARPANET em dois pedaços: a MILNET – que trabalhava apenas com unidades militares; e a ARPANET como os cientistas e pesquisadores de universidades continuavam a desenvolvê-la.
Ao final da década de 1980, mais especificamente no ano de 1989, Tim Berners-Lee, cientista do Conseil Européen pour La Recherche Nucléaire (em português, Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares), cria uma nova forma de ver a ARPANET que acabou revolucionando completamente este meio.
A invenção de Berners-Lee nada mais foi do que o WWW, ou seja, World Wide Web. Este sistema nasceu para ligar as universidades entre si para que os trabalhos e pesquisas acadêmicos fossem utilizados mutuamente em um ambiente de contribuição dos lados envolvidos. Este cientista também é responsável pelo desenvolvimento de duas ferramentas indispensáveis para a Internet: o código HTML e o protocolo HTTP. 
Com as invenções de Berners-Lee e várias evoluções e melhorias nestes protocolos e códigos chegamos à Internet como a conhecemos.


Infográfico sobre a História da Internet

Cronologia
A conexão de computadores em rede já começou antes de 1989. Confira algumas datas marcantes da internet:
1969: formação da rede Arpanet com computadores de instituições de pesquisa dos EUA
1981: a IBM apresenta o primeiro PC, o 5150
1972: Ray Tomlinson (EUA) desenvolve o primeiro programa para enviar email
1989: Tim Berners-Lee desenvolve no Cern os padrões técnicos da WWW
1993: Surge o browser Mosaic
1998: Larry Page e Sergei Brin fundam o Google
1999: 43 milhões de computadores estão na internet
2001: fundação da Wikipedia
2003: fundação do Sykpe, serviço de telefonia por internet
2004: começa a funcionar o Facebook
2005: Tim O'Reilly cria a expressão "Web 2.0" e é fundado o YouTube
2009: 625 milhões de computadores estão na internet
Fonte: DPA

Links interessantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário